Estado amplia capacidade de testes para 3 mil por dia

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Governo do Estado abriu, ontem (10), mais três centros de testagem para a Covid-19, ampliando a capacidade na rede estadual para 3 mil por dia. O governador Cláudio Castro inaugurou unidade no Estádio Célio de Barros, com o secretário de Saúde, Alexandre Chieppe. Os outros dois centros estão instalados no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz), em Nova Iguaçu, e no posto do Iaserj do Maracanã.

"As inaugurações de hoje (ontem) aumentam a capacidade de testar as pessoas com sintomas leves desta doença. O cenário atual da doença não é pior graças à vacinação. Por isso, é fundamental que a nossa população observe o calendário vacinal e complete a sua imunização com todas as doses recomendadas pela Secretaria Estadual de Saúde", declarou o governador Cláudio Castro durante a visita.

O atendimento será com agendamento on-line em todos os pontos, para evitar aglomerações e com marcação disponível pelo site da Secretaria Estadual de Saúde. As vagas estarão abertas sempre para os três dias seguintes.

"Com o aumento de casos de covid-19 em função da circulação da variante Ômicron, vimos a necessidade de realizar a testagem também em pessoas com sintomas leves, que muitas vezes não procuram atendimento médico. A ideia é diagnosticar essa pessoa para que ela possa fazer o isolamento social, reduzindo a transmissão do vírus", afirmou o secretário de Saúde, Alexandre Chieppe.

Na última sexta-feira, foram abertos centros de testagem junto às Unidades de Pronto Atendimento de Bangu, Campo Grande II e Jacarepaguá, na Zona Oeste, e Tijuca, Penha e Marechal Hermes, na Zona Norte. O atendimento é de segunda a domingo, das 8h às 18h.

O centro de testagem do Célio de Barros está atendendo inicialmente 500 exames por dia. No Iaserj Maracanã, 200 por dia. Esses locais estão funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Apenas neste primeiro dia, o atendimento começará às 10h. Já o centro do Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu, o atendimento acontece de segunda a domingo, das 8h às 18h, com capacidade de 200 testes ao dia.

São oferecidos testes rápidos de antígeno e também RT-PCR para monitoramento do cenário epidemiológico. Pacientes com sintomas moderados a graves, como febre acima de 37,5 e dificuldades respiratórias, devem procurar diretamente uma UPA ou emergência hospitalar, onde realizarão o teste e passarão por atendimento médico para avaliação do quadro de saúde. As 28 UPAs do estado também estão fazendo atendimento e testes para casos moderados e graves da doença.