Itaboraí: resultado sai em 15 minutos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com objetivo de intensificar o mapeamento da cadeia de transmissão da Covid-19 no município, a Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Saúde ampliou o número de locais para a realização de testes rápidos de antígeno para identificar casos positivos da doença, com resultados em 15 minutos. Inicialmente, os exames estão disponíveis em 16 Unidades Básicas de Saúde espalhadas pela cidade.

Os testes podem ser realizados de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, em pacientes que estejam entre o terceiro e sétimo dia de sintomas. O secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti, o teste é rápido e seguro, com grande confiabilidade. Ela explica ainda que a forma de coleta é a mesma realizada para o RT-PCR, mas a diferença está na forma de identificação do vírus.

"No teste rápido, o Swab também é utilizado para coletar a amostra, mas a diferença está na metodologia de realização do exame. Os ensaios laboratoriais que detectam diretamente partículas virais (material genético/RNA ou antígenos) são os únicos que nos permitem identificar os pacientes na fase precoce da doença, auxiliando na decisão sobre o isolamento e tratamento antecipado desses casos. De uma maneira geral, os testes de antígeno apresentam um bom desempenho analítico quando comparados com a técnica molecular de referência RT-PCR", explica.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Renato Botticini, pede para que as pessoas com os sintomas procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Segundo Botticini, a ampliação da testagem contribuirá para reduzir a cadeia de transmissão da covid.