Estados receberão vacinas pediátricas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse ontem (11) que as vacinas conta a covid-19 voltadas ao público infantil serão "prontamente distribuídas aos estados", assim que chegarem ao país. A previsão é de que o primeiro lote chegue amanhã (13).

Na segunda-feira (10), o ministro anunciou que a empresa Pfizer antecipará a entrega de 600 mil, das 4,3 milhões de doses da vacina pediátrica contra a covid-19. Ontem, ao chegar no ministério, Queiroga disse que "a primeira remessa de doses da indústria farmacêutica chegará dia 13 e será prontamente distribuída aos estados, para que possam fazer a distribuição para os municípios"; e que as vacinas estarão disponíveis para "os pais que desejarem vacinar seus filhos".

Segundo o ministro, "com a capacidade do nosso sistema de saúde, em breve vamos liderar o ranking desse tipo de vacinação, como estamos liderando a vacina de forma geral".

Sobre a possibilidade de uso também da vacina CoronaVac para crianças e adolescentes com idade entre 3 e 17 anos, o ministro disse que isso depende da aprovação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência já está analisando o pedido feito pelo Instituto Butantan, que é fabricante da CoronaVac no Brasil.

"Todas as vacinas aprovadas pela Anvisa podem ser consideradas para o plano de vacinação nacional contra a covid-19", garantiu.

Queiroga reiterou a expectativa é de que o impacto da variante Ômicron no sistema de saúde não seja relevante. "A expectativa é de que não haja impacto em hospitalização e óbitos", disse.