Quem não responde, esconde

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A Transparência Brasil lançou ontem o chatbot RepLAI, uma ferramenta para ajudar cidadãos a elaborar recursos contra respostas negativas a pedidos de informação via Lei de Acesso a Informação (LAI). O RepLAI é parte do portal Achados e Pedidos, o maior repositório de pedidos de informação do país. De acordo com uma análise da própria Transparência Brasil, as respostas negativas vêm aumentando nos últimos dois anos.

Para usar o recurso, é só entrar no portal Achados e Pedidos e clicar no link para o ChatBot. Basta colar a resposta dada pelo órgão público na conversa com o chatbot e o RepLAI identificará automaticamente o tipo de negativa. A partir disso, a ferramenta oferecerá um texto base para o usuário adaptar e compor o recurso, além de orientações sobre como protocolá-lo.

"Em um momento em que as negativas de acesso a informações estão em alta, os recursos são um instrumento fundamental. Como não é uma tarefa intuitiva, buscamos uma forma de facilitá-la", diz Marina Atoji, coordenadora de projetos da Transparência Brasil.