São Gonçalo inicia nesta terça vacinação infantil contra c-19

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A vacinação contra covid-19 para as crianças entre 5 e 11 anos começa nesta terça-feira (18). Por isso, alguns locais deixarão de realizar a vacinação para adultos e jovens durante a semana. Dez locais continuarão vacinando os gonçalenses com mais de 12 anos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As crianças poderão ser vacinadas em 34 postos de saúde e três clínicas. Destes, 31 locais vão atender de segunda a sexta, das 8h às 17h. As clínicas Dr. Zerbini, no Arsenal; Mutondo e o Posto de Saúde Tancredo Neves, no Luiz Caçador, vão atender de segunda a sexta, das 8h às 19h. Aos sábados, as Clínicas Gonçalenses do Mutondo e Dr. Zerbini vacinam adultos e crianças, das 8h às 12h. É importante que os gonçalenses cheguem aos pontos de vacinação uma hora antes do término da aplicação da vacina para que o expediente termine no horário previsto.

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil vai vacinar as crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades, deficiência permanente, indígenas e quilombolas. Seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI), as crianças que vivem em lar com pessoas em alto risco para a evolução grave de Covid-19 também poderão se vacinar no fim do expediente dos postos quando houver frasco de vacina aberto para não ter perda de dose.

Para a vacinação das crianças com comorbidades ou deficiência permanente, os responsáveis devem apresentar laudo médico ou receita da criança. Os comprovantes devem ter, no máximo, um ano de expedição. Para os indígenas, deve-se apresentar a certidão de nascimento indígena emitida pelo órgão responsável. Para as crianças que moram com pessoas que têm alto risco para o covid-19, os laudos das pessoas envolvidas. É importante que os responsáveis também levem certidão de nascimento ou identidade, cartão do SUS ou CPF e caderneta de vacinação.

Os pais que não tiverem como levar os filhos para a vacinação, devem fazer documento por escrito (pai ou mãe) para qualquer pessoa com mais de 18 anos levar a criança até o ponto de vacinação. Neste caso, o genitor que assinar a declaração também deve entregar um documento de identidade com foto para o responsável provar a autenticidade do consentimento.

Balanço - Desde o início da campanha, a cidade vacinou 744.018 pessoas com a primeira dose ou dose única. Destas, 22.255 receberam a vacina da Janssen. Ao todo, 638.436 pessoas foram imunizadas com a segunda dose. Com a dose de reforço estão vacinadas 192.248 pessoas.