Niterói: vacinação em crianças será acelerada a partir de hoje

A aplicação de vacinas pediátricas contra covid-19 teve início ontem em três unidades de saúde da cidade, nas policlínicas do Vital Brazil, Engenhoca e Itaipu - Foto: Luciana Carneiro/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói vai acelerar, a partir de hoje (18), a vacinação contra Covid-19 em crianças. Hoje e amanhã (19), todos os jovens entre 5 e 11 anos de idade com comorbidade ou deficiência permanente já poderão tomar a primeira dose do imunizante. Na quinta (20) e sexta-feira (21), as demais crianças de 11 anos poderão se vacinar. Nesta segunda-feira (17), primeiro dia de vacinação desta faixa etária, foram vacinadas as 83 primeiras crianças da cidade contra a Covid-19.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, lembrou que a vacina da Pfizer, que está sendo aplicada nas crianças, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele ainda defendeu que a imunização é fundamental para proteger as crianças niteroienses.

"Desde o início da pandemia, Niterói não mede esforços para vacinar a população, mantendo o trabalho intenso dos profissionais de Saúde, incansáveis nesta guerra contra a Covid-19. Proteger os pequenos é um passo muito importante para vencermos essa pandemia. Essas crianças, tão jovens, já estão dando um lindo exemplo de cidadania e cuidado", comentou.

O município vai receber uma nova remessa de doses da vacina, o que vai possibilitar agilizar o calendário para os próximos dias. Para este grupo, a imunização segue em três unidades de saúde: policlínicas do Vital Brazil, Engenhoca e Itaipu. A testagem para Covid-19 que acontecia nestes três locais foi remanejada para novos postos.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, explicou que para ser vacinada a criança tem que estar acompanhada de um responsável legal que deverá estar de posse da carteira de vacinação da criança. Ele ainda ressaltou que o calendário é ajustado de acordo com as doses recebidas pelo Ministério da Saúde.

A pequena Alice Freire, de 11 anos, foi a primeira criança a se vacinar em Niterói. A jovem tomou a sua dose na Policlínica Dr. Sérgio Arouca, no Vital Brazil. Raylana de Souza, mãe da Alice, falou sobre a sensação de ver sua filha vacinada.

"Estou muito feliz, é uma evolução porque estamos no caminho certo, as crianças estão animadas pois fazem parte da sociedade, estão vendo o que está acontecendo no mundo com a pandemia e precisam ser incluídas nesse espaço. Muito importante que os pais tragam seus filhos para se vacinarem'', disse Raylan.

Para receber a dose da vacina não é exigido qualquer tipo de prescrição médica solicitando a vacinação, apenas o laudo médico para as crianças com comorbidade e deficiência permanente. No ato da imunização é necessária a presença do responsável legal.

Para receber o imunizante, as crianças precisam ter intervalo de 15 dias de qualquer vacina. A estimativa do município é vacinar mais de 38 mil crianças nessa faixa etária.

Calendário:

Crianças com comorbidades e deficiências permanentes

18/1 - 5 a 11 anos

19/1 - 5 a 11 anos

Demais Crianças:

20 e 21/1 - a partir de 11 anos

24 e 25/1 - a partir de 10 anos

26 e 27/1 - a partir de 9 anos

28/1 - repescagem

31/1 e 1/2 - a partir de 8 anos

2 e 3/2 - a partir de 7 anos

4/2 - repescagem

7 e 8/2 - a partir de 6 anos

9 e 10/2 - a partir de 5 anos

11/2 - repescagem.