Ginasta do Borel vai treinar com estrelas do Flamengo

Ana Luisa, de 12 anos, presta atenção aos conselhos da consagrada técnica Georgette Vidor durante visita a Gávea - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após o vídeo do treinamento de Ana Luisa Batista na laje de casa, no morro do Borel, na Tijuca, no Rio de Janeiro, viralizar na internet, a jovem teve uma manhã de fortes emoções: ela esteve no Flamengo e, junto com a equipe feminina de ginástica artística rubro-negra, participou de um treinamento. Ao final, a notícia tão esperada: Ana Luisa ganhou uma bolsa para treinar na Gávea! E terá como companheira ninguém menos que Rebeca Andrade, campeã mundial e medalhista de ouro e prata nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

"Estou muito feliz por ter essa oportunidade aqui no Flamengo. Conhecer as atletas foi uma coisa muito boa até porque eu me espelho nelas para me tornar uma ginasta também", falou Ana Luisa.

A história da menina das piruetas na laje começou logo no início de 2022: um curto vídeo, de cerca de um minuto, dela arriscando alguns movimentos de ginástica na comunidade onde mora, na Zona Norte, ganhou as redes sociais. Ana, que tinha em torno de 300 seguidores em uma rede social, saltou para quase 48 mil em duas semanas.

"Alguns movimentos, eu aprendi sozinha vendo vídeos na internet. Outros, eu aprendi no estúdio onde eu treino. Eu também treinava em casa, mas não tinha bons aparelhos. Quando está sol e muito calor, não consigo ficar por muito tempo. E, quando chove, tenho que treinar dentro de casa", contou a jovem notável.

Mudança no meio do caminho - Foi a ginástica rítmica que encantou primeiro Ana Luisa. Aos 9 anos, ela começou na modalidade. Antes, aos 5, tinha dado os primeiros passos no balé. Mas foi a ginástica artística que conquistou o coração da menina.

"Eu estava buscando vídeos na internet sobre a ginástica rítmica quando vi um com a Rebeca Andrade, a Flávia Saraiva e a Jade Barbosa. Não conseguia parar de ver e decidi que era isso quero seguir", disse Ana, que completou:

"Meu sonho é chegar à seleção brasileira, ganhar uma medalha e competir muito. Nunca esperava que eu poderia treinar no Flamengo.

"Mãozinha" da Secretaria de Esporte e Lazer - Assim que soube sobre Ana e o treinamento improvisado na laje, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer fez contato com o Flamengo para intermediar um teste para a menina. A ideia foi prontamente aceita pela presidência do clube e pela direção da ginástica artística, que é comandada por Georgette Vidor. No dia 10, o secretário Gutemberg Fonseca esteve no Borel e conheceu Ana e a família.

"A história da Ana Luisa é a mesma de milhares de jovens fluminenses que desejam conquistar seus sonhos por meio do esporte. Pudemos intermediar esta bolsa para a jovem, o que parece pouco para muitos, mas que, para a vida dela e de sua família, significa o início de uma trajetória. O papel do Estado é estar presente ao lado de quem precisa", afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Gutemberg Fonseca.

A notícia da bolsa foi dada a Ana Luisa pelo vice-presidente de esportes olímpicos do clube da Gávea, Guilherme Kroll, no final do treinamento.

"As portas do Flamengo estão abertas para você. O seu amor pelo esporte é o nosso. O clube está oferecendo uma bolsa para que você possa se desenvolver na ginástica ou em qualquer outra modalidade que temos aqui", salientou Kroll.

No final, vestida com o "manto da Nação", Ana resumiu a manhã de ontem.

"Nunca desista dos seus sonhos. Quando uma porta se fecha, outra se abre", filosofou.