De olho na retomada, governo se reúne com setor automotivo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Representantes das principais montadoras de veículos instaladas no Rio de Janeiro se reuniram ontem com o governador Cláudio Castro. O grupo apresentou estudo com os impactos econômicos e o potencial de crescimento do setor automotivo no
estado.

A pedido do governador, será instituído grupo de trabalho formado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais; Casa Civil; Fazenda; e Meio Ambiente e Sustentabilidade. A equipe avaliará demandas consolidadas pelo cluster automotivo e enviadas ainda na primeira quinzena de fevereiro.

"Queremos resolver, de forma objetiva e num curto prazo, questões tributárias e de infraestrutura do setor. O Rio de Janeiro não pode mais perder investidores. Vamos transformar o estado no mais importante polo automotivo do país. Temos capacidade de resolução para isso", afirmou Cláudio Castro.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, destacou a importância da indústria automotiva, não só para a região Sul Fluminense, mas para toda a economia do estado.

"São mais de 3 mil estabelecimentos ligados ao setor, desde montadoras a fornecedores de peças e oficinas mecânicas, responsáveis por mais de 30 mil empregos diretos e qualificados, o que representa, consequentemente, a possibilidade de salários mais elevados", enumerou o secretário.

Estiveram presentes na reunião: Itamar de Souza, presidente da Stellantis; Adilson Dezoto, vice-presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO); Marco Saltini, relações institucionais da VWCO; Raquel Silva, relações institucionais da Stellantis; Fernando Florido, relações institucionais da Nissan; Roberto Mario Martini; relações governamentais da Jaguar Land Rover; e Jonathas Goulart, da Firjan.