Niterói: um ano de vacina contra c-19

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói completou, ontem (19), um ano do início da campanha de vacinação contra a covid-19 no município. No dia 19 de janeiro de 2021, a enfermeira Bruna Lemos e a idosa Clice de Souza Carvalho recebiam suas primeiras doses do imunizante coronavac e marcavam o início de uma virada na luta contra a doença. Um ano depois, as duas já foram vacinadas com três doses da vacina.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, lembrou as ações que a prefeitura colocou em prática desde o registro dos primeiros casos de Covid-19 no país, em março de 2020.

"O início da vacinação foi um momento histórico no enfrentamento à Covid-19. Ao longo de 2020, a Prefeitura de Niterói desenvolveu políticas públicas inovadoras de apoio às famílias, apoio às empresas, estruturação da retaguarda hospitalar. Em janeiro de 2021, chegamos a essa grande virada, que foi o começo da imunização. Um ano depois, vemos com clareza que a vacina tem sido uma proteção essencial no momento em que muitas pessoas estão testando positivo para a doença. A grande maioria, com sintomas leves, sem que a rede de saúde seja sobrecarregada", lembrou.

O secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, frisou que a vacina salva vidas, reduz internações e diminui a taxa de transmissão.

"Com um trabalho muito sério, a responsabilidade e a consciência cívica de sua população, Niterói mantém a melhor cobertura vacinal entre os municípios do estado do Rio de Janeiro. O início da imunização, em 2021, foi um marco entre tantas medidas sanitárias desenvolvidas sempre na premissa de que toda a vida vale a pena", destacou.