Alunos de Niterói se destacam na Olimpíada de Matemática

Aulas de robótica na rede municipal de Educação já apresentam resultados - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Três alunos do 9º ano da Rede Municipal de Educação de Niterói se destacaram na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) de 2021. A Secretaria e a Fundação Municipal de Educação promovem o programa Talentos Olímpicos que visa contribuir para a melhoria do ensino de matemática e oferecer condições para que os alunos participem de competições olímpicas. Estudantes da rede também participaram da Mostra Nacional de Robótica (MRN) e a E. M. João Brazil foi a única escola do estado a ser selecionada para receber bolsas de iniciação científica.

Daniel Gomes Macedo, da E. M. Maestro Heitor Villa Lobos, ganhou medalha de bronze. No ano passado, ele já havia recebido a mesma medalha no Concurso Canguru de Matemática e em 2019 havia sido medalhista de Prata na OBMEP. Ele faz parte do Programa Talentos Olímpicos e é aluno do professor Francisco Albuquerque, o Chiquinho. Jorge Miguel Farage Neto e Lucas Braga Ramos, alunos da professora Maria de Fátima Borges na E. M. Paulo Freire, ganharam Menções Honrosas. Além dos alunos, a Heitor Villa Lobos foi uma das escolas premiadas com um kit de material didático.

A OBMEP, direcionada às escolas públicas e privadas, é realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Os alunos da rede também são destaque na robótica. Estudantes do 5° ano da E.M João Brazil participaram, no ano passado, da Mostra Nacional de Robótica (MRN) e três deles foram selecionados para receberem bolsas CNPq de iniciação científica júnior. Sob a orientação da professora Evelyn Crespo, eles produziram o Robô "Xô Covid" que, através da programação e prototipação, conscientiza as crianças sobre os cuidados com o Covid-19 no ambiente escolar, lançando álcool em gel, frases simpáticas e muito mais. Os alunos serão os únicos representantes do Estado.