Uerj terá polo em Barra Mansa

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) terá um novo Polo de Extensão e Cultura, em Barra Mansa, no Sul Fluminense, a partir de fevereiro. O acordo de cooperação técnica assinado no início da semana, na prefeitura, dá continuidade ao projeto de interiorização da universidade. A previsão é que mais de 1,2 mil famílias sejam contempladas.

"Temos como compromisso ampliar a interlocução com a sociedade nos mais diferentes territórios fluminenses. A da Uerj para Barra Mansa tem um impacto relevante, porque estamos tratando de questões fundamentais para a nossa juventude, que é preparar o jovem para ingressar na vida acadêmica", disse o reitor Ricardo Lodi.

Para isso, a Uerj vai oferecer pré-vestibular social, além de atividades culturais e esportivas em Barra Mansa. Aulas de futebol, capoeira, futsal, caratê, teatro, hip-hop e zumba, bem como o curso preparatório para o vestibular, acontecerão nos bairros do Centro, São Pedro, Saudade, Vista Alegre, Goiabal, Vila Nova e Santa Clara.

"A educação é o passaporte para um futuro melhor do que o presente. Essa parceria vem consolidar esse projeto, que pode vir a se aprofundar, gerando outras iniciativas no campo do ensino, da pesquisa e da inovação", ressaltou Lodi.

Museu de Favela no Cantagalo- Foi assinado esta semana, na Biblioteca Parque Estadual, o Termo de Cessão de uso do 4º andar do Ciep Cantagalo, na comunidade de mesmo nome, em Ipanema, para o Museu de Favela (MUF). O documento foi firmado pela Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), Danielle Barros, e por Aline Santos, presidente da organização social.

Com caráter cultural e social, a instituição sem fins lucrativos desenvolve seu trabalho na área das comunidades do Pavão Pavãozinho e Cantagalo desde 2008, através de ações como oficinas, exibição de filmes, documentários e visitas guiadas.

"A assinatura deste termo é um grande ganho para a comunidade. Foi um caminho árduo, mas com muita vontade de chegar até aqui, conseguimos consolidar esse momento de plena satisfação. É um espaço que já tive prazer de ir. Saí de lá muito impactada e feliz por ver o envolvimento desse lugar com a política pública e com a comunidade local", destacou a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

O MUF teve sua base operacional funcionando na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Cantagalo, até 2017. Depois, foi solicitado que a instituição entregasse o espaço pois a igreja precisava ampliar suas ações na comunidade. Desde então, o MUF e a Superintendência de Museus, da Sececrj, buscavam um novo local para o projeto.

"Sou muito grata às autoridades por concederem a dádiva deste espaço. Fomos agraciados depois de tanto tempo de luta", afirmou a presidente da organização, Aline Santos.