SG amplia oferta de leitos para covid-19

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Aberto em 2020 para atender a nova demanda da pandemia do coronavírus, o Hospital da Retaguarda Gonçalense, no Centro - que chegou a ter leitos clínicos para outras doenças no fim do ano passado - voltou ao atendimento exclusivo ao covid-19 neste mês. Dos 65 leitos disponíveis - 45 de enfermaria e outros 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - 53 estão ocupados nesta sexta-feira (21), sendo 37 de enfermaria e 16 de UTI.

O retorno dos casos confirmados da doença em São Gonçalo, que cresceu mais de 15.000% nas duas primeiras semanas de janeiro deste ano, fez com que a unidade de saúde ampliasse o número de leitos disponíveis no último dia 15 de janeiro. Até o fim do ano passado estavam disponíveis, ao todo, 34 leitos: 24 para enfermaria e 10 para UTI.

O Retaguarda recebeu apenas quatro pacientes em todo mês de dezembro de 2021 e até o dia 9 de janeiro deste ano, não havia nenhuma nova entrada no hospital. Já neste mês, até o dia 18, foram feitas 59 internações, com duas altas e nove óbitos, um aumento de 137,5% nas internações em relação ao mês anterior.

Vacina - São Gonçalo vacina contra o coronavírus crianças com mais de cinco anos, com comorbidades, jovens e adultos nas clínicas Gonçalense do Mutondo e Dr. Zerbini, no Arsenal, das 8h às 12h, neste sábado (22). Para as crianças de 5 a 11 anos, a vacinação está liberada para aquelas que têm comorbidades, deficiência permanente, indígenas e quilombolas. Para os jovens de 12 a 17 anos estão liberadas a primeira e segunda doses. E para os gonçalenses com mais de 18 anos, as duas doses e a de reforço.