Covid: cidades fluminenses perto do colapso hospitalar

Pelo menos 14 municípios já encontram dificuldades para internação - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Coronavírus
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Pelo menos 14 cidades fluminenses estão com hospitais no limite ou acima do limite, em enfermarias e UTIs de Covid. São eles: Barra do Piraí (133% UTI), Bom Jardim (100% UTI), Cachoeira de Macacu (136% enfermaria), Cardoso Moreira (100% enfermaria), Maricá (100% enfermaria), Miracema (100% UTI), Nova Friburgo (70% UTI), Rio Bonito (100% UTI), Rio das Ostras (100% emfermaria), Saquarema (100% UTI), Teresópolis (100% UTI), Três Rios (70% UTI) e Valença (154% enfermaria).

A situação a nível estadual é um reflexo do país que nesta quinta-feira (27), registrou 228.954 casos de Covid-19 em 24 horas, um recorde. Esse é o maior número alcançado desde o início da pandemia, até então, era de 224.567 registrados na última quarta-feira (26). Os números são do Conass (Conselho Nacional de Secretarias de Saúde)

Já o número de óbitos registrados nesta quinta-feira (27) também teve aumento em relação ao último dia, saltando de 570 para 672

Desta forma, o Brasil contabiliza mais um aumento na média móvel de infecções, que agora está em 168.514 casos. Já a média móvel de óbitos está em 411.

São Gonçalo - A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo realiza a testagem de coronavírus em 11 pontos nesta sexta-feira (28). A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Melissa Mello, pede para que só as pessoas sintomáticas sigam para os pontos de testagem para evitar novas contaminações e usar o teste racionalmente, uma orientação do Ministério da Saúde e do Governo do Estado.

"É muito importante que as pessoas tenham cuidado com elas e com as pessoas que estão em volta. Já está comprovado que pessoas assintomáticas, dificilmente vão testar positivo para o coronavírus. Por isso, a orientação é que só vá para os locais que realizam os exames aqueles que estão com sintomas, principalmente febre, dor na garganta, tosse e dores no corpo. Se estão sãos, podem se contaminar na fila do teste. Então, é melhor ficar em casa", disse Melissa.

Os locais de testagem atendem por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento, mas alguns trabalham com distribuição de senhas e outros com distribuição de senhas uma hora antes do encerramento para quem já estiver na fila. Mas, dependendo do número de pessoas à espera de atendimento, a distribuição de senhas poderá ser antecipada para que o expediente seja encerrado até 17h.

É essencial que toda a população mantenha as medidas restritivas e cuidados pessoais, como o distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos.