Niterói diminui taxa de testes positivos para 30%

Município segue avançando na vacinação. Nesta sexta, é a vez das crianças de 6 anos. - Foto: Berg Silva / Prefeitura de Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após três semanas com números expressivos de casos de Covid-19, Niterói diminuiu a taxa de positividade para a doença. Atualmente, 30% dos testes realizados no município têm resultado positivo. Nesta quinta-feira (27), em transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Niterói, o prefeito Axel Grael lembrou que a cidade chegou a registrar quase 50% de testes positivos na segunda semana do
ano.

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, por dia, cerca de 5 mil testes nos 55 pontos de testagem para Covid-19 espalhados pela cidade. A cada 10 testes realizados, 3 são positivos. O número de casos, contudo, não está se refletindo em aumento expressivo no número de casos graves e óbitos. O índice de letalidade da doença, que já foi de 3%, está em 0,1%.

Parte dos casos de internação, por sua vez, estão ligados à falta de vacinação. O prefeito de Niterói, Axel Grael, frisou que quase 70% dos internados na cidade não têm esquema vacinal completo contra a
Covid-19.

"É fundamental continuarmos avançando na vacinação. São as vacinas que nos protegem e salvam vidas. Estamos chegando aos 5 anos, completando toda a cadeia etária de vacinação. É isso que garante a proteção da população como um todo", destacou.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, também defendeu que a vacina está diminuindo o impacto dos casos na cidade.

"Os dados da última semana indicam que o pico da onda passou e a gente começa a ver uma diminuição no número de pessoas procurando as unidades com sintomas gripais e positividade dos testes. Isso é resultado dos nossos índices de vacinação e da consciência do niteroiense sobre a importância de manter cuidados sanitários", disse.

Vacinação das crianças - A Prefeitura de Niterói vacina, nesta sexta-feira (28), todas as crianças de seis anos contra a Covid-19. Pensando na volta às aulas, o município acelerou a imunização das meninas e meninos de 05 a 11 anos, que começaram a receber a dose da vacina na semana passada. O planejamento é que o calendário de vacinação deste grupo, que começou pelas crianças com comorbidades e deficiências permanentes, seja concluído já na semana que vem.