Niterói dá início a novo projeto de capacitação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Coordenadoria de Políticas e Direitos da Mulher (CODIM) realizou, nesta terça-feira (1º), a aula inaugural do Programa Mulher Líder, lançado pela Prefeitura de Niterói em outubro do ano passado. O projeto vai oferecer oportunidade de capacitação para 120 mulheres na área do empreendedorismo feminino. Neste primeiro semestre, 60 alunas vão participar da capacitação. A aula inaugural aconteceu no Caminho Niemeyer, onde as mulheres receberam um kit com material complementar para as aulas. O projeto faz parte do prêmio de um edital do Consulado Americano - Federal Assistance 2021, recebido pela CODIM em junho de 2021.

A secretária Fernanda Sixel, responsável pela Coordenadoria de Políticas e Direitos da Mulher de Niterói, explicou a importância do projeto na geração de autonomia para as mulheres.

"A Codim existe há 19 anos e nossa principal missão é o enfrentamento as violências contra as mulheres. Compreendemos que investir na capacitação das mulheres possibilita sua emancipação financeira e autonomia. Para além do acolhimento e fortalecimento das mulheres pelos nossos equipamentos, estamos possibilitando portas de saída do ciclo da violência, renovando a esperança e a construção de uma nova trajetória em suas vidas", destacou Fernanda.

O Mulher Líder prevê a construção de um programa de formação com base em tecnologia, inovação e liderança para potencializar o empreendedorismo feminino e contará ainda com co-working e espaço kids. O projeto prevê que sobreviventes de violência de gênero ou em situação de vulnerabilidade social tenham um percentual de vagas para busca de
oportunidades de geração de renda.

Amália Adriane, 53 anos, é um exemplo de que é possível dar a volta por cima. Mãe de três filhos, sofreu violência moral e psicológica e há 10 anos conheceu o Centro Especializado de Atendimento à Mulher Neuza Santos (Ceam).