Sistema lagunar ganha fôlego

As novidades foram apresentadas ao deputado estadual Coronel Salema durante reunião realizada na concessionária Águas de Niterói, nesta terça - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O projeto executivo para o canal de Itaipu será apresentado em dois meses e as obras para desobstrução da comporta do Tibau, em Piratininga, já estão em fase de licitação. As novidades foram apresentadas ao deputado estadual Coronel Salema durante reunião, na manhã desta terça-feira, dia 1º de fevereiro, na concessionária Águas de Niterói. Participaram do encontro o diretor da concessionária, Felipe Turon, o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Philipe Campello, e o secretário Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói, Rafael Robertson Oliveira Figueiredo.

"Eles explicaram a diferença entre estudo e projeto. Os estudos têm o objetivo de realizar o diagnóstico do problema para que possa ser construído o projeto executivo. Em seguida tem início o processo de licitação e é preciso compreender que há um prazo para contratar a empresa e um prazo para executar a obra", destacou o Coronel Salema.

"Não dá pra sair fazendo de qualquer jeito porque o orçamento público não permite isso e porque estamos buscando uma solução definitiva para um problema de décadas", ressaltou o parlamentar, que desde outubro do ano passado tem organizado encontros entre o poder público, a iniciativa privada, ambientalistas, pescadores e moradores.

"Não é uma discussão política. É um debate pelo bem comum, tendo como principal preocupação o interesse público. A união entre a Prefeitura, o Governo do Estado e a concessionária só traz ganhos para todos", enfatizou o Coronel Salema.

O presidente do INEA explicou que não existe solução mágica e que também é preciso parar de jogar esgoto nas lagoas, além de começar os processos de respiro para troca de água entre as lagoas de Itaipu e Piratininga, na Região Oceânica de Niterói.

"Para que haja a troca de água precisamos refazer o canal do Tibau e criar um projeto para melhorar a ligação entre as lagoas com o mar, mantendo o sistema lagunar desassoreado. No entanto, não adianta limpar se não parar de poluir. Existem muitas ligações irregulares e tanto nós quanto a Prefeitura e a concessionária estamos unindo forças para tentar reduzir essa questão", pontuou Philipe Campello.

Para reduzir a quantidade de imóveis que jogam o esgoto nas lagoas, a concessionária Águas de Niterói e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói vão providenciar a regularização das ligações.

"Vamos fazer a ligação de esgoto de 600 residências e essas pessoas, que atualmente pagam a taxa de esgoto mesmo sem ter o serviço, serão incluídas na tarifa social", revelou o secretário Rafael Robertson.