INSS: mudanças na prova de vida

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A prova de vida de aposentados e pensionistas do INSS será feita, a partir de agora, com cruzamento de dados das bases do governo. Com isso, a pessoa não precisa mais fazer o procedimento presencialmente. A portaria com as mudanças foi assinada nesta quarta-feira (2) pelo presidente Jair Bolsonaro.

As bases de dados para prova de vida incluem registros de vacinação, consultas no SUS, comprovantes de votação, emissão de passaporte, carteira de identidade ou de motorista. Segundo o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, até transações privadas servirão como prova.

Segundo o presidente do INSS, mesmo que não seja encontrado um movimento do cidadão nessas bases, a pessoa não vai precisar se apresentar presencialmente. O instituto fará o atendimento na residência do segurado.

Cerca de 36 milhões de beneficiários fazem a prova de vida todos os anos. Desses, cerca de 5 milhões têm mais de 80 anos de idade. Bolsonaro destacou que os beneficiários mais velhos têm dificuldade para se deslocar até as agências.