UFF Volta Redonda anuncia um investimento de R$ 10 milhões

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Universidade Federal Fluminense foi contemplada com duas grandes iniciativas que vão beneficiar diretamente a comunidade acadêmica da Unidade de Volta Redonda: uma emenda parlamentar no valor de R$ 10 milhões para a construção do Restaurante Universitário e a cessão pela Prefeitura Municipal de um terreno para a instalação da Moradia Estudantil.

Ambas as propostas são oriundas da articulação da gestão da UFF e das Unidades Acadêmicas situadas no município de Volta Redonda junto à bancada de deputados federais do estado Rio de Janeiro e também da excelente parceria com a Prefeitura de Volta Redonda.

O reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, destaca a importância das conquistas. "Estes são projetos essenciais para a permanência de muitos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica na Universidade, em especial neste período pós Pandemia, em que muitas famílias foram impactadas. São conquistas que reforçam o perfil inclusivo e social da nossa Gestão e da UFF. Articulamos junto com os três diretores de Volta Redonda com parlamentares do estado do Rio de Janeiro e também com a prefeitura de Volta Redonda, o prefeito Francisco Neto, que acolheram as causas específicas, entendendo o valor da ciência e da educação para o desenvolvimento regional e nacional e importância da inclusão social para juntos, Universidade e poder público, construirmos uma sociedade mais justa".

Com o Restaurante Universitário, pretende-se impactar cerca de 7 mil pessoas, entre estudantes e servidores técnico-administrativos, docentes e terceirizados, que circulam pelos Institutos de Ciências Exatas e Ciências Humanas e Sociais, além da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica. A verba destinada para as obras é fruto de emenda parlamentar, conquistada a partir do empenho do reitor da UFF e dos diretores de Volta Redonda, Júlio César Andrade de Abreu, Carlos Eduardo Fellows e Nadja Avila, junto aos deputados federais, com destaque para o maior envolvimento de Talíria Petrone e David Miranda.

Já a Moradia Estudantil atenderá entre 80 e 100 estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados na Universidade. O terreno cedido pela Prefeitura de Volta Redonda encontra-se próximo ao Campus do Aterrado e a ideia é criar uma ciclofaixa para facilitar o deslocamento entre os locais. O recurso para o início das obras, um prédio de até 6 andares, ainda está em processo de negociação.

A entrega oficial do terreno do Alojamento Estudantil será realizada no dia 18 de fevereiro, às 14h, na Prefeitura Municipal de Volta Redonda.