Escola de Artes Visuais está oferecendo cursos gratuitos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, que integra a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, vai garantir 40 bolsas sociais integrais para cursos livres no primeiro semestre - on-line e presencial. Para participar do processo seletivo, o candidato deve realizar a inscrição até o próximo domingo, dia 6, pelo seguinte site: http://eavparquelage.rj.gov.br/. Não é necessário estar cursando Ensino Superior ou ter formação em artes para concorrer à vaga.

A instituição está oferecendo cursos semestrais, de curta duração e contínuos, nas áreas de pintura e desenho, oficinas gráficas e fotográficas, desenvolvimento de projetos, estudos críticos e curatoriais, artes visuais e sonoras, entre outros.

"Este projeto contribui de maneira significativa com a inclusão social ao garantir, de forma plural, acesso gratuito a cursos de diferentes áreas da cultura. Por meio dessa capacitação, buscamos promover a difusão cultural e democratização das artes", destaca a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

O projeto tem um caráter plural e inclusivo. Os critérios de seleção dos candidatos levam em conta a realidade financeira e social de cada um, considerando a diversidade de gênero, étnico-racial, de sexualidade e de território.

"Nosso objetivo é ter 50% de alunos bolsistas, por meio de ações sustentáveis que garantam o caráter público desta escola que tem a formação de artistas como vocação, privilegiando pessoas racializadas e oriundas de territórios periféricos. Não é filantropia, é a EAV atuando como agente de transformação", informa Yole Mendonça, diretora da instituição.

No segundo semestre, uma nova chamada será feita para a oferta de outras 40 vagas. As bolsas de estudos são custeadas pela Coleção Impacto, por meio do investimento de todo lucro das vendas de obras de arte durante a Feira ArtRio em 2021. Também foram vendidas obras de acervo doadas por artistas renomados, como Angelo Venosa, Antonio Dias, Brígida Baltar, Carlos Vergara, Ernesto Neto, Iole de Freitas, Laura Lima e Luiz Zerbini.