Enel divulga balanço da troca de recicláveis

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Enel Brasil divulgou o balanço das ações do programa Ecoenel, que concede desconto na conta de luz dos clientes mediante a troca de materiais recicláveis como papel, plástico, metal e vidro. Em 2021, o programa beneficiou quase 50 mil clientes de todas as áreas de concessão das distribuidoras - Ceará, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro -, concedendo mais de R$ 2 milhões em bônus nas faturas de energia dos clientes. No ano passado, somente a Enel Distribuição Rio, beneficiou mais de 11 mil clientes e concedeu mais de R$ 620 mil em bônus.

Além disso, o programa colaborou para evitar a emissão de mais de 4,5 mil toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Também possibilitou a economia de mais de 6.800 MWh de energia, equivalente ao abastecimento anual de 3.343 residências, além de contribuir na preservação de 11.861 árvores, por meio da reciclagem de papel.

Para aderir ao programa, basta apresentar a conta de energia e um documento com foto em um dos pontos de coleta e receber o cartão Ecoenel. Após o cadastro, o cliente poderá levar os resíduos limpos e pré-separados por tipo de material até o ponto de sua preferência.

No local, os materiais são pesados e o valor do bônus creditado automaticamente na conta de energia do cliente ou de uma instituição social indicada por ele. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro e, caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

O cliente pode consultar seus bônus, os endereços dos ecopontos e checar o valor de cada resíduo no aplicativo do Ecoenel, disponível nas plataformas Android e iOS. Clique aqui e confira os endereços e os horários de funcionamento dos locais.