Cidade Ilustrada inicia grafite do quarto painel em Alcântara

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O bairro Alcântara está ficando mais colorido desde que o projeto Cidade Ilustrada começou a espalhar a história da cidade em forma de grafite. A equipe responsável pelo trabalho finalizou o terceiro painel e já iniciou o preparo para o quarto paredão que será grafitado na Rua Manoel João Gonçalves. Os primeiros traços já podem ser vistos no paredão.

O quarto painel contará a histórica guerra entre os povos indígenas Tupis e Tamoios. O povo Tupi se uniu aos portugueses por acordos políticos e casamentos. Já os Tamoios são a união contra a escravidão do povo Guaianases, Tupinambás e Aymores, que se juntaram aos franceses.

Todos os povos ocuparam o território sudeste e toda a costa do município de São Gonçalo, principalmente os Tamoios, em uma guerra de tronco linguístico, como o dialeto Tupi.

O primeiro painel, nomeado de Gênesis, localizado na Rua Doutor Alfredo Backer, no sentido Colubandê da via, remonta à história da região que hoje conhecemos como a cidade de São Gonçalo, antes de ser fundada, exaltando os Tamoios, povos originários da região, vegetação e animais nativos.

A segunda pintura, batizada de Centralidades, na Rua Manoel João Gonçalves, conta a origem do bairro do Alcântara, com o porto, estação de trem, o desenvolvimento da cidade, indústria, cana de açúcar, bonde elétrico e tudo que remete ao crescimento econômico.

Já o terceiro painel, na Rua Jovelino de Oliveira Viana, é uma continuação do painel Gênesis, que conta um pouco a história da região antes mesmo de receber o nome de São Gonçalo. Foram ressaltados a fauna gonçalense e os povos originários indígenas.

Após esta fase, o viaduto do Colubandê será o próximo a receber o projeto Cidade Ilustrada. No local, será abordada toda a parte histórica da escravidão, aproveitando o contexto da Fazenda Colubandê, e de fundação da cidade.