A história de um artista da imprensa

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com tiragem de 1,5 mil exemplares, o historiador Luciano Magno lançou no início deste ano no Rio de Janeiro e em São Paulo, o livro "J. Ozon: O Editor e o Caricaturista", da Gala Edições. O livro é uma biografia ilustrada, um livro de arte que resgata a vida e obra desse importante editor e caricaturista brasileiro dos anos 1930-1960.

J. Ozon Rodrigues (1915-1971), de tendência modernista, tem sua trajetória agora finalmente resgatada. Nascido no Rio de Janeiro, de família de origem espanhola, o artista publicou caricaturas em influentes jornais dos anos 1930 e 1940 (A Palavra, Diário de Notícias, Diário Carioca e O Radical), e em diversas revistas e livros, na década de 1950 e 1960. Como editor, fundou a Edições Estrela Vermelha, a Edições do Povo e a J. Ozon Editor, importantes casas editoriais que ajudaram na disseminação de autores nacionais e estrangeiros, a preços populares, como Nelson Rodrigues, Jorge Amado e Orestes Barbosa, entre muitos outros.

Precursor, ao lançar o livro Álbum de Família - Vestido de Noiva, em 1946, de Nelson Rodrigues, peça censurada no teatro, J. Ozon Rodrigues, nos anos 1960, voltava a publicar o polêmico dramaturgo brasileiro, com Asfalto Selvagem (1º e 2º volumes), e, logo depois, em 1961, A Vida como Ela É..., com o título 100 Contos Escolhidos, e Beijo no Asfalto. Firmava-se, portanto, como o grande editor pioneiro de suas mais expressivas obras, pelo conjunto das publicações rodrigueanas lançadas por sua casa editorial.

O livro será vendido nas livrarias, mas também poderá ser adquirido pela internet, através do e-mail: [email protected]