Empresas no mundo digital

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com a crise provocada pela pandemia, os pequenos negócios resolveram aderir aos canais digitais para vender seus produtos. Em pesquisa realizada pelo Sebrae foi constatado que 76% dos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte do Estado do Rio já vendem por um ou mais canais digitais. O WhatsApp é o preferido por 79% dos empreendedores, seguido pelo Instagram (51%), Facebook (47%), loja virtual própria (15%) e aplicativos de entregas ou serviços a domicílios (9%). Em compensação, o levantamento apontou que 24% dos pequenos negócios optaram por continuar com as vendas físicas.

O estudo apontou, ainda que, 62% das empresas utilizam o WhastApp Business como ferramenta gerencial, acompanhado do Google Meu Negócio (38%); Propagandas pagas no Google, Facebook ou Instagram (36%); Programa (software ou aplicativo) de gestão (26%); Ferramenta para gestão de clientes (18%) e Automação de processos (15%).