Água e esgoto: nova empresa atua no Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Começaram ontem (7) as operações da Iguá como concessionária dos serviços de água e esgoto no Rio de Janeiro, em evento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Barra da Tijuca. A empresa assume a atuação plena nas regiões de Jacarepaguá, Barra e nas cidades de Miguel Pereira e Paty do Alferes. Com o início da operação, o estado e municípios receberão a segunda parcela da outorga, no valor de cerca de R$ 1,09 bilhão.

A ação também marca o começo das obras de infraestrutura que beneficiarão cerca de 1,2 milhão de pessoas nessas regiões. Entre as primeiras ações previstas, a empresa também apoiará o programa Cidade Integrada recém-lançado pelo governador Cláudio Castro, oferecendo melhorias na comunidade da Muzema.

"Hoje mostramos como é possível fazer políticas públicas com prazos, transparência e com absoluta governança. Em um ano e meio conseguimos tirar a concessão de saneamento do papel. Um processo de muito sucesso, que é fruto de diálogo com os poderes e de muito trabalho em equipe. A Iguá assume hoje não só os serviços, mas também o compromisso de atingir as metas e levar saneamento para a população. Esse é um projeto que vai além do saneamento, que vai levar também mais qualidade de vida, mais saúde, mais empregos, valorização imobiliária, desenvolvimento e dignidade para os cidadãos", disse o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione.

A Iguá vai investir R$ 2,7 bilhões no Estado. Em Miguel Pereira e Paty do Alferes, fará o ciclo completo do saneamento básico, com captação, tratamento e distribuição de água tratada, assim como o esgotamento sanitário.