Niterói e São Gonçalo iniciam o ano letivo de forma híbrida

Em Niterói houve retorno da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com rodízio. Em São Gonçalo, o ensino hídrido também está organizado em dias alternados - Foto: Douglas Macedo / Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ano letivo da Rede Municipal de Educação de Niterói começou ontem (7). O retorno às aulas do Ensino Fundamental e da Educação Infantil foi feito no modelo híbrido, com revezamento, e a previsão é que o retorno 100% presencial aconteça em março. De acordo com a Secretaria e a Fundação Municipal de Educação, as unidades foram preparadas para o retorno com obras de reforma e manutenção e também estão recebendo kits de material pedagógico.

Retornaram nesta semana as crianças de 3 a 5 anos da Educação Infantil, os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com rodízio, e os estudantes do 1º ao 9º ano da Educação de Jovens e Adultos. Crianças de 0 a 2 anos retornam em março tendo em vista a necessidade de um período especial de inserção e acolhimento no convívio escolar.

"Este é um ano de enormes desafios para a educação pública no Brasil. E queremos posicionar Niterói como uma das cidades que melhor responderam aos efeitos da pandemia sobre a escola pública, investindo na melhoria da infraestrutura de nossas escolas, inclusão digital, projetos culturais e implementando um dos maiores programas de reforço escolar do país em 2022", afirmou o secretário de Educação, Vinicius Wu.

O calendário de obras nas escolas da rede foi intensificado no período de férias escolares. Desde o ano passado, cerca de 85 unidades já passaram por intervenção visando adequar as unidades e modernizar a infraestrutura. Já foram completamente reformadas as escolas municipais Vila Costa Monteiro, Anísio Teixeira e Felisberto de Carvalho, além das UMEIs Prof.ª Margareth Flores, Lizete Fernandes Maciel e Prof. Hilka de Araújo Peçanha. Serão entregues ainda as escolas municipais Eulália da Silveira Bragança e Horácio Pacheco.

São Gonçalo- Em formato híbrido e seguindo o protocolo contra a covid-19, começaram ontem (7) as aulas na rede municipal de São Gonçalo. O secretário de Educação, Maurício Nascimento, esteve na Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva, no bairro Venda da Cruz, para acompanhar a chegada dos alunos em seu primeiro dia de aula.

"Hoje é um dia especial para todos nós da Educação, já que podermos receber novamente os alunos em nossas escolas. Todos os procedimentos de segurança estão sendo tomados para preservar a saúde de alunos e profissionais. Gradativamente, com o avanço da vacinação das crianças e autorização da Secretaria de Saúde, iremos retornar 100% de forma presencial com todos os alunos o mais breve possível", afirmou Maurício Nascimento.

O ensino híbrido está organizado em dias alternados, considerando o quantitativo de 50% de alunos por turma, nos respectivos dias de aula. Às sextas-feiras, o horário presencial será parcial, garantindo a interação com os estudantes e considerando a necessidade de organização das atividades remotas.

A presença dos estudantes nas atividades é obrigatória, em todos os níveis e modalidades de ensino, mesmo que em dias alternados. Os alunos pertencentes a grupo de risco para a covid-19 que apresentarem atestado médico poderão participar das atividades exclusivamente por meios remotos.