Vacinação infantil: menos de 50%

Todas as crianças a partir dos 5 anos poderão ser vacinadas nos postos do município do Rio de Janeiro. Cronograma por faixa etária terminou ontem - Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O município do Rio de Janeiro vacinou, contra a covid-19, menos da metade das crianças de 5 a 11 anos esperadas nos postos. De acordo com dados disponíveis no Painel Rio Covid-19, da prefeitura, 44,6% das 560,2 mil crianças nessa faixa etária foram vacinadas.

Atualizados ontem (8), os dados mostram que 249.801 crianças foram vacinadas na cidade do Rio de Janeiro e que 310.426 ainda não receberam o imunizante. O cronograma por faixa etária, previsto pela prefeitura, terminou ontem, com a vacinação de meninos de 5 anos. A partir de hoje (9) começa a repescagem para todas as crianças com 5 anos ou mais.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) diz que tem reforçado constantemente a importância de os pais levarem os filhos para serem imunizados contra covid-19. De acordo com a SMS, a partir de hoje (9), toda a população com 5 anos ou mais poderá se vacinar. A repescagem será permanente.

Para incentivar a adesão à vacinação, a secretaria entrega a cada criança vacinada um "certificado de coragem". Algumas unidades ainda foram decoradas e promoveram atividades lúdicas para atrair o público infantil, criando um ambiente agradável e acolhedor, acrescentou a secretaria.

Além disso, a SMS diz que, em ação conjunta, as secretarias municipais de Saúde e de Educação do Rio de Janeiro farão a busca ativa das crianças que, por algum motivo, ainda não se vacinaram. A vacinação será agendada em cada escola durante todo o mês de fevereiro.

Testagem em Campos - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou 284 exames para Covid-19 na segunda-feira (7), primeiro dia de funcionamento do centro de testagem anexo à UPA de Campos dos Goytacazes, no Norte do Estado. A taxa de positividade na unidade foi de 32%, ou seja, a cada cem pessoas testadas, 32 estavam com a doença.

O polo, que tem capacidade para realizar 300 testes por dia, funcionará de segunda a domingo, das 8h às 17h. Para realizar o exame, é necessário fazer o agendamento on-line pelo link https://agendamentotestecovid.saude.rj.gov.br/cadastro-exame. A marcação prévia permite o cumprimento dos protocolos sanitários de distanciamento.

A Secretaria de Estado de Saúde informa que a testagem nos polos, com testes rápidos de antígeno, é direcionada a pessoas com sintomas leves e que tiveram contato próximo com pessoas que testaram positivo entre quatro a cinco dias. Pacientes com sintomas moderados a graves, como febre acima de 37,5 graus e dificuldades respiratórias, devem procurar diretamente uma UPA ou emergência hospitalar, onde realizarão o teste e passarão por atendimento médico para avaliação do quadro de saúde. As 28 UPAs do estado também estão realizando atendimento e testes para casos moderados e graves da doença.

Desde o dia 7 de janeiro, o estado abriu 14 centros de testagem em Unidades de Pronto Atendimentos e hospitais estaduais, além do megacentro de testagem no Maracanã, que realizaram 61.687 testes rápidos. Em função da baixa demanda por exames em algumas unidades, três polos foram desativados e, atualmente, há 11 centros em funcionamento.