Ordem Pública com mais de cem solicitações por mês em SG

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com objetivo de atender às solicitações dos gonçalenses, a Secretaria de Ordem Pública, através da Subsecretaria de Fiscalização de Posturas, conta com um setor voltado para solucionar as demandas de maior urgência da população no município. Por mês, o Núcleo de Ordem Pública (NOP) atende, em média, a mais de cem solicitações, recebidas através da Ouvidoria, Colab e Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

Para agilizar o atendimento nas demandas, o núcleo é dividido em nove subgrupos, sendo eles ocupação de solo, publicidade irregular, ação fiscal, feiras livres, terrenos baldios e bancas de jornais. Cada um dos subgrupos é responsável por uma área específica, atuando no atendimento de todas as demandas da Ouvidoria municipal e as enviadas pelo MPRJ. Além disso, a Posturas conta com equipes que atuam nas ruas diariamente para dar celeridade às fiscalizações pela cidade, atendendo às solicitações dos órgãos.

O subsecretário de Fiscalização de Posturas, Rogério Abreu, explica que os atendimentos das demandas foram agilizados com a nova organização do setor.

"Para otimizar as demandas, a Posturas dividiu as atividades em três núcleos que recebem as denúncias e organizam as diligências externas. Essa organização foi necessária e importante para dar celeridade aos atendimentos. Um bom exemplo são os ofícios do MPRJ que, no ano de 2021, tiveram 100% das solicitações atendidas", contou o subsecretário.

Os munícipes que desejam colaborar com a construção de uma cidade melhor podem usar o aplicativo Colab para fazer suas solicitações ou recorrer à Ouvidoria - 2199-6374 - caso não obtenham o atendimento pretendido.

A unidade de fiscalização funciona na sede da Subsecretaria de Posturas, no 2º andar do Partage Shopping, na Avenida Presidente Kennedy, no Centro da
cidade.

Fiscalizações - Somente em 2021, a Posturas tramitou cerca de 8 mil processos, entre legalização de novas empresas em São Gonçalo, denúncias de moradores quanto à ocupação irregular de área pública, comércios em funcionamento sem alvará e perturbação de sossego público.