Niterói apresenta experiência cultural

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com o objetivo de apresentar as experiências das políticas públicas de Niterói acerca dos direitos culturais, o secretário municipal das Culturas, Leonardo Giordano, participou na última terça-feira (8) do encontro "ResiliArt - Reconhecimento e garantia de direitos culturais a nível local". A atividade é uma ação preparatória para a Conferência Mundial sobre as Políticas Culturais (Mondiacult 2022), que ocorrerá em setembro deste ano, no México.

A convite da Traza - organização mexicana orientada a favorecer um desenvolvimento local, sustentável e democrático na América Latina a partir da promoção e defesa dos direitos culturais -, que promove a atividade, Giordano integrou a primeira mesa de um ciclo de debates com especialistas e representantes de diversos países. Na ação, entre outros temas, o secretário falou sobre a experiência de Niterói na implementação do Programa Cultura É um Direito.

"Niterói implementou o Programa, lançou a Carta de Direitos Culturais, que resguarda todos os direitos dos cidadãos e foi desenvolvida com ampla participação popular. A Carta recebeu a chancela da Unesco, e somos a única cidade do país a desenvolver essa iniciativa e uma das poucas do mundo. Lançamos o Portal e a Casa Cultura É um Direito, que são espaços - virtual e físico -, pensados para serem referências em direitos culturais, investimos com recursos próprios R$ 13 milhões em editais em 2021, entre outras ações para garantir a cultura enquanto direito.
Niterói hoje segue as melhores práticas de gestão cultural pública", afirmou o secretário.