Pais 'detetives e conselheiros'

Deputado Sérgio Fernandes - Foto: Divulgação/Alerj

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Responsáveis de alunos e ex-alunos da rede estadual de ensino poderão ser contratados para trabalhar na busca ativa de crianças e adolescentes em idade escolar, além do combate à evasão e às faltas escolares, através de capacitação promovida pela Secretaria de Estado de Educação. É o que autoriza o PL 4.795/21, do deputado Sérgio Fernandes (PDT), que a Alerj aprovou ontem, em discussão única.

A ideia é que esses pais localizem e recuperem para a vida escolar as crianças e adolescentes que estão fora das instituições de ensino, incentivando a matrícula dos mesmos e integrando a família dos alunos às atividades pedagógicas. O programa será oferecido apenas para pais comprovadamente vacinados contra a covid-19, podendo ser priorizados mães e pais que estejam comprovadamente desempregados e não recebam seguro-desemprego.

"A pandemia agravou a situação da evasão escolar, bem como a do desemprego, por isso essa medida se faz necessária. Capacitar mães e pais de alunos e ex-alunos para atuarem na busca ativa escolar proporciona incentivo à educação, além de gerar emprego e renda", argumenta o parlamentar.