Rio divulga 11 metas do Acordo de Resultados 2022

O Prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que essa é uma marca do seu governo - Foto: Fabio Motta/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria municipal de Fazenda e Planejamento, divulgou, nesta sexta-feira (11), as metas que compõem o Acordo de Resultados de 2022. O conjunto de ações vai resultar na entrega de melhores serviços públicos até dezembro, como a realização de 330 mil procedimentos de saúde de pessoas que aguardam na fila do Sisreg e a ampliação das vagas em creches para crianças de zero a três anos. Segundo o órgão executivo municipal, o cumprimento desses atos só será possível em função do reequilíbrio das finanças municipais, que resultaram em um orçamento de R$ 40 bilhões para este ano, 28% a mais que o disponível em 2021.

"Dentro das regras de integridade, entendemos que, quanto mais aberto e exposto for isso, maior o estímulo para que as pessoas cumpram. Divulgamos as metas para que todos possam ver. Essa é uma marca do nosso governo. Estamos pegando a totalidade dos órgãos, todos compactuando e assinando este Acordo de Resultados. Se nós cumprimos com as metas vocês podem ter certeza que a cidade estará sorrindo. Temos recursos, estamos com a casa organizada e todos sabem aonde chegar. E, para completar, se cumprirem todas as metas, ganham um 14º, eventualmente, um 15º salário", disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

O Acordo de Resultados é um programa de meritocracia que gratifica servidores que cumprem as metas do ano com até dois salários extras. A iniciativa foi implantada nas duas gestões anteriores do prefeito Eduardo Paes, mas ficou suspensa entre 2017 e 2020. O programa voltou a vigorar no Rio no ano passado, voltado para as principais áreas arrecadadoras da cidade. Agora, será estendido para todo o funcionalismo.

"O nosso foco sempre foi a entrega do melhor serviço público aos cariocas. O Acordo de Resultados é uma forma de garantir que o que a gente planejou seja entregue: realização de consultas e cirurgias, reformas de escolas, vagas em creches, melhoria do BRT, ruas com asfalto novo e etc. Assim, damos mais qualidade de vida para a população e valorizamos o servidor que bater meta com um bônus", afirmou o secretário de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo.

Ao todo, o programa prevê 282 metas divididas em 39 órgãos municipais. Na Saúde, uma delas é zerar a fila do Sisreg a partir da realização de 330 mil procedimentos até o final do ano. As ações também preveem a implantação de oito centros de especialidades médicas e a ampliação para 55% da cobertura primária, garantindo 100% nas áreas mais vulneráveis da cidade. Já as metas na Educação incluem a reforma de mais de 100 escolas, a criação de cinco novas unidades escolares de ensino bilíngue, ampliar para 9 mil as vagas em creches escolares para crianças de zero a três anos e expandir o ensino integral para 38% dos alunos da rede municipal.