Helicóptero blindado vai reforçar trabalho da Civil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Governo do Estado recebeu, ontem (11), um novo helicóptero que vai reforçar a frota da Polícia Civil. O modelo Leonardo AW-119Kx (Koala) é o primeiro das duas aeronaves adquiridas com recursos oriundos do Gabinete de Intervenção Federal (GIF). O equipamento já chega preparado para receber o flir, uma câmera termográfica capaz de identificar criminosos escondidos, à noite ou no escuro, pelo calor do corpo e dos armamentos em utilização.

"Esse é um equipamento pensado exclusivamente para a realidade do Rio de Janeiro. Não é uma aeronave que está ali na prateleira aleatoriamente", comentou o governador Cláudio Castro.

"A intervenção nos ajudou a organizar uma questão de infraestrutura fundamental. A nós, do governo do Estado, cabe a gratidão dupla: pelo tempo que a equipe ficou conosco nos ajudando a reequilibrar a nossa equipe, e também essa infraestrutura que só foi possível com aporte federal, naquele momento de profunda crise financeira do estado do Rio", acrescentou o governador.

Fabricado nos Estados Unidos, o helicóptero passou por processo de blindagem em Porto Alegre, no Sul do país, onde foi adaptado para as operações do Serviço Aeropolicial (Saer) da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Trata-se de uma aeronave multimissão com capacidade para ações diurnas e noturnas.

Após a entrega do helicóptero, a Polícia Civil vai instalar o Olho do Águia. A câmera tem alcance de cinco mil metros e é um equipamento de inteligência usado em investigações sensíveis.