Pai leva filho para confronto com guardas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em meio a revolta de parentes, amigos e colegas de profissão, guardas municipais atuavam para evitar protestos e garantir a ordem no entorno. Em um momento de discussão entre guardas e manifestantes, um homem que estava com uma criança de 1 ano e três meses nos braços chegou a discutir com um dos agentes, acompanhado de outros manifestantes. Durante a discussão, o homem andou na direção dos agentes, falando de forma ríspida e com a crianças nos ombros. Na sequência, dois guardas, que ainda não foram identificados, utilizaram um spray de pimenta para dispersar a multidão.

A borrifada acabou atingindo o rosto da criança, que precisou ser atendida pelo Corpo de Bombeiros. Na confusão, pelo menos duas pessoas foram detidas por policiais do 12º BPM (Niterói) e conduzidas para a 76ª DP (Centro). O clima, que já era tenso, voltou a esquentar. O policiamento ficou reforçado na região até o início da noite.

Procurada, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) esclareceu que a orientação é que o spray de pimenta seja usado somente em casos excepcionais, quando a integridade dos agentes e de terceiros estiver em risco. Os agentes envolvidos nos incidentes foram retirados das ruas e serão ouvidos pela Corregedoria para esclarecimento. A Seop reforçou ainda, que não orienta esse tipo de conduta.

Ainda segundo a Seop, após apuração, se necessárias, poderão ser tomadas medidas disciplinares.