Lançado EP dos sambas das escolas de Niterói

O vice-prefeito Paulo Bagueira participou do lançamento do EP das escolas de samba de Niterói, na última semana - Foto: Luiz Ferreira/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Fundação de Arte de Niterói (FAN) apresentou, na última semana, no auditório do Caminho Niemeyer, o EP Digital dos sambas-enredo para o Carnaval de 2022 das escolas de samba do grupo principal de Niterói, com as participações da Liga das Escolas de Samba de Niterói (Lesnit) e da União das Escolas de Samba e Blocos de Niterói (UESBN), além de autoridades ligadas ao tema. Foi o primeiro lançamento do ano, com o apoio do selo Niterói Discos.

O vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, ressaltou a importância da cultura popular do samba.

"Movimentos como esse trazem as lembranças do passado em nossa cidade. Quando tinha acabado o Carnaval e, logo que entramos no primeiro mandato de vereador, viemos na busca de resgatar os desfiles das escolas e blocos carnavalescos. Foi água mole em pedra dura, tanto bate até que fura, mas conseguimos. Agora, nesse momento da pandemia, tivemos que parar novamente, mas a retomada nos deixa muito feliz. Tanto a Liga das Escolas quanto a União das Escolas de Samba estão caminhando juntos, em defesa do samba, das escolas, do Carnaval e da cultura popular. Em breve, teremos em nossa cidade um grande Centro Cultural Popular do Samba, onde vão ter os barracões. Se no Rio temos a Cidade do Samba, aqui vamos trazer o carnaval da cidade para o Caminho Niemeyer, numa demonstração de preocupação, cuidado, carinho e reconhecimento do nosso samba".

Participam do EP: G.R.E.S Sabiá, G.R.E.S Alegria da Zona Norte, G.R.E.S Mocidade Independente de Icaraí, G.R.E.S Magnólia Brasil, G.R.E.S Experimenta da Ilha da Conceição, G.R.E.S Folia do Viradouro, G.R.E.S Unidos da Região Oceânica, G.R.E.S Souza Soares, G.R.E.S Sacramento e G.R.E.S Combinados do Amor.

Niterói foi a primeira cidade do estado a anunciar o adiamento do Carnaval por causa da pandemia. Os desfiles na cidade vão acontecer em em abril, devido ao aumento do número de casos de covid-19 decorrente da variante ômicron.