Rio: vacinação infantil será retomada na segunda-feira

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A vacinação infantil contra covid-19 será retomada no Rio na segunda-feira (21), disse nesta sexta-feira (18) o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. A imunização das crianças foi suspensa na quinta (17) por falta de doses.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, já foram imunizadas 335 mil crianças, o que corresponde a 60% das 560 mil crianças entre 5 e 11 anos da capital fluminense. "Cinquenta e oito mil crianças foram vacinadas com nossa estratégia de busca ativa nas escolas e com os agentes comunitários de saúde. E com a chegada de mais doses, vamos intensificar a vacinação".

Para Soranz, o percentual de 60% das crianças imunizadas contra a covid-19 está abaixo da meta da secretaria de vacinar 80% desse público-alvo. "Mas a gente já considera uma conquista importante chegar a 60%, mas vamos trabalhar muito para chegar a 80% de cobertura vacinal pelo menos".

O secretário atribuiu a imunização ainda em ritmo lento à disseminação de notícias falsas sobre a vacina infantil contra a covid-19 e reiterou que os imunizantes são seguros. "Aos poucos, essas notícias falsas vão sendo desmentidas, e os pais vão tendo cada vez mais segurança para poder vacinar seus filhos".

São Gonçalo - A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo vacina todos os gonçalenses com mais de 5 anos contra o coronavírus em duas unidades de saúde neste sábado (19). As clínicas Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, atendem das 8h às 12h.

Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e ir acompanhado de uma pessoa responsável com mais de 18 anos.

Já para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose. Para a dose de reforço é necessário levar identidade e comprovante de segunda dose. Para a dose adicional e de reforço dos imunossuprimidos, o comprovante da segunda dose aplicada/dose adicional, identidade e o comprovante/laudo da doença imunossupressora, respectivamente.

Os pais que não tiverem como levar os filhos menores de 12 anos para a vacinação devem fazer documento por escrito (pai ou mãe) para qualquer pessoa com mais de 18 anos levar a criança até o ponto de vacinação. Neste caso, o genitor que assinar a declaração também deve entregar um documento de identidade com foto para o responsável provar a autenticidade do consentimento. Os pais também devem prestar atenção no intervalo de vacinas. Caso a criança tenha tomado alguma outra vacina, deve-se esperar 15 dias.