São Gonçalo investe em novos talentos no handebol

Cidade que tem muita história na modalidade trabalha as novas gerações - Foto: Renan Otto/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

São Gonçalo tem tradição de ser celeiro de atletas de handebol. Por muitos anos, o esporte teve uma grande representatividade nas principais competições do País e o legado dessa história tem tudo para ter continuidade. Novas turmas estão sendo formadas através do projeto São Gonçalo em Movimento, da Fundação de Artes, Lazer e Esportes (Faesg).

"Os alunos são estimulados a todo o momento. Estou sempre avaliando e explorando a força física de cada criança. Inicialmente, trabalho de forma lúdica, para um melhor entendimento dos alunos. Depois vou abordando, de forma gradativa, a parte específica de cada movimento", afirmou Anna Karolyne Barbeiro, professora do núcleo do Clube Embaixadores, no bairro Camarão, que atende a alunos a partir dos
5 anos.

O handebol é um esporte que exige muita agilidade e gera um melhor condicionamento físico. Por ser um esporte coletivo, também faz com que os praticantes desenvolvam um melhor convívio social. Na educação infantil, auxilia na coordenação motora e na agilidade do pensamento.

"Os benefícios do esporte são inúmeros para as crianças, como estímulo do raciocínio rápido, melhoria na coordenação motora e no senso espacial, além do entendimento da importância da coletividade, o famoso trabalho em equipe", disse a professora.

Alice, de 9 anos, teve o primeiro contato com o handebol através das aulas do projeto São Gonçalo em Movimento. Vanessa Carvalho, de 37 anos, mãe de Alice, observa que as aulas estão estimulando a curiosidade e a percepção de trabalho em equipe da menina.

O projeto São Gonçalo em Movimento oferece o handebol nos seguintes núcleos: Clube Embaixadores, na Rua Maria Fonseca, 60, Camarão, às segundas, quartas e sextas, de 9h às 10h e 13h30 às 15h; e Escola de Samba Unidos do Mutuapira, na Estrada da Covanca, 762, Mutuapira, às segundas e aos sábados, das 9h às 9h40, e às quartas, das 10h às 10h40.