Beco histórico ganha repaginada

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Primeira rua calçada de Itaboraí, a Travessa Espírito Santo foi revitalizada e agora se torna o novo cenário ideal para fotos no município. Também conhecida como "Beco", a via do centro histórico da cidade ganhou uma decoração com guarda-chuvas coloridos e começou, nesta semana, a atrair os olhares de visitantes. Localizada ao lado da Igreja Matriz São João Batista, no Centro, a rua é uma referência cultural do município.

A nova atração foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com comerciantes e empresários. O projeto da decoração gerou uma grande mobilização da população nas redes sociais, chegando até o prefeito Marcelo Delaroli.

"Com a revitalização e a instalação dos guarda-chuvas, o município escreve mais um pedaço dessa história junto com a população", destacou o prefeito.

Ao todo, a nova estrutura conta com 70 guarda-chuvas coloridos, que formam um ambiente descontraído para quem busca descansar ao ar livre e também caprichar nas fotografias, tanto de dia quanto à noite. A área agora conta com fotocélula, um dispositivo utilizado para automatizar o acionamento da iluminação.

Cada guarda-chuva tem um metro quadrado (1m²) e foi confeccionado com alumínio, fibra de carbono e tecido de poliéster com proteção UV, sendo resistentes, leves e indicados para longa duração. A estrutura é de ferro galvanizado e possui 24 metros de extensão.

A decoração também é parte do projeto Verão Cultural, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura. As intervenções começaram em abril do ano passado, com a pintura do mural de 4,8 metros de altura e 8 metros de largura, pela artista itaboraiense, Camila Sentinelli. A obra mostra imagens de 12 fitas cassetes coloridas e com referências que fazem parte da história do "beco".

História - Em 1944, a Travessa Espírito Santo foi a primeira rua calçada do município. Em 1986, o local foi transformado em uma área de lazer para a população.