Capacitação em fibra ótica para jovens com nível fundamental

Solenidade marcou início do curso gratuito, desenvolvido pela empresa Huawi em parceria com o Polo de Inovação da Unisuam e a Associação Comercial - Foto: Luciana Carneiro/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Foi realizada ontem (18) a aula inaugural do curso gratuito de Fibra Óptica, no auditório da Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj), no Centro de Niterói. Desenvolvido pela empresa de tecnologia Huawei em parceria com o Pólen (Polo de Inovação da Unisuam) e a Acierj, o projeto vai capacitar, nesta primeira turma, 24 jovens entre 18 e 29 anos, moradores de Niterói, com formação escolar de nível fundamental, na área de Telecomunicações. As aulas serão realizadas na unidade do Pólen em Niterói.

O prefeito Axel Grael falou sobre os investimentos feitos em Niterói dentro do conceito de Cidades Inteligentes e pediu aos alunos que agarrassem essa oportunidade de participar de um curso gratuito em um mercado que cresce a cada dia.

"Esse curso pode ser uma porta de oportunidades e é importante que vocês abracem essa chance. A tecnologia 5G chegou para ficar, vai mudar completamente a velocidade de acesso a dados e a fibra óptica faz toda a diferença nesse mercado. Niterói avançou muito em tecnologia para melhorar o cotidiano dos seus moradores e vocês poderão fazer parte disso", afirmou o prefeito.

O curso técnico de fibra óptica da Huawei e terá carga horária de 30h de conteúdo teórico e prático. O cronograma também conta com desenvolvimento de competências para lidar com as próprias emoções, estudos sobre ética e atitude profissional, além de mentorias sobre empregabilidade.

"É devido a este cenário que o curso de Fibra Óptica surge como uma excelente oportunidade de desenvolvimento para que essa parcela da população obtenha uma formação técnica de qualidade", reforçou Arapuan Motta Netto, reitor da Unisuam.

"Essa parceria é importantíssima para a sociedade produtiva da cidade. Nossos jovens poderão participar desse curso pioneiro e, em breve, se tornarão profissionais que poderão contribuir para o desenvolvimento de Niterói", ressaltou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite.

Os alunos também contarão com o apoio no acompanhamento com empresas, para tentar ajudar a inseri-los no mercado de trabalho. "Programas como esses são necessários para além de capacitar os jovens, mostrá-los que é possível ir além e realizar seus sonhos", destacou Diego Braga, Gestor de Inovação do Pólen - Unisuam.

Estiveram presentes na aula inaugural a secretária municipal de Fazenda, Marilia Ortiz, o presidente da Acierj, Igor Baldez, Claudia Costa, diretora de Ensino e Pesquisa da Unisuam e André Guedes, coordenador de TI da Unisuam.

Pólen - O Polo de Inovação, Empreendedorismo e Internacionalização da Unisuam -, fica em Bonsucesso, no Rio. Formado por equipe de profissionais multidisciplinares, que tem como objetivo ajudar a transformar ideias em negócios reais e rentáveis, através de materiais, consultorias, treinamentos, desenvolvimento de networking e outros pontos fundamentais na carreira de um empreendedor.