Espaço para pais de autistas em SG

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Centro Especializado em Reabilitação (CER III), em Neves, São Gonçalo, vai oferecer um espaço especial para os pais de autistas de todo o município. Denominado de Ponto Azul, o local vai oferecer atividades diversas, mensalmente, com a equipe multiprofissional da unidade de saúde. O objetivo é oferecer um pouco de cuidado e acolhimento a quem cuida. A sala será inaugurada na terça-feira, às 9h30.

A ideia do Ponto Azul nasceu da percepção e observação dos profissionais do CER III com os pais dos autistas que - muitas vezes - ficam fragilizados diante do diagnóstico dos filhos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), não possuem informações a respeito da patologia e até mesmo não encontram referência de atenção para eles. Assim, o Ponto Azul tem a pretensão de ser um espaço de atenção a esses pais com uma proposta inovadora.

"É o primeiro local da rede municipal de São Gonçalo que vai oferecer este tipo de serviço de apoio e acolhimento para os responsáveis dos autistas. E a intenção é que ele seja levado para outras unidades. Todo mês, faremos uma palestra ou atividade com os pais, que poderão trocar experiências e se ajudarem também", explicou a diretora do CER III, Micheli Samary.

Os encontros mensais oferecerão uma manhã inteira de atividades com psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, musicoterapeuta, psicopedagogos e equipe de enfermagem. "Além do cunho terapêutico, o projeto também fará encaminhamentos para a rede de serviços, terá momentos de confraternização e atividades alusivas a datas específicas, como o mês do autista, dia da mulher, mães e pais, por exemplo", informou o coordenador do CER III, o psicólogo Marcos André Torres.