'Verde ameaçado pelo concreto'

Daniel Marques - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em Niterói, o verde na saída do Túnel Charitas-Cafubá poderá dar lugar ao concreto. Segundo o vereador Daniel Marques, a Prefeitura apresentou um Projeto de Lei Urbanística que permite a destruição da floresta para a construção de um condomínio e prédios. O local é colado à Montanha da Viração que faz parte no Parnit (unidade de conservação de proteção integral). Ele alerta que os prejuízos ambientais podem ser enormes caso essa Lei seja aprovada da maneira que foi apresentada.

"A região é ecologicamente riquíssima, a Prefeitura de Niterói deveria proteger a área, e não dar uma carta branca para construção de prédios e casas", critica o vereador. Segundo ele, o projeto conta ainda com outras "aberrações", como a permissão da construção de prédios dentro de Camboinhas e 15 andares na área da pedreira em Charitas.

 "O impacto será enorme e a desculpa de adensamento não cabe. É um absurdo permitir a construção de imóveis ali. Teremos perdas reais na fauna, flora e desenvolvimento econômico. Abandonaram as vocações em troca de interesses de alguns", argumenta o vereador.

O projeto está na fase das Audiência Pública para depois ser votado na Casa Legislativa. Os vereadores podem apresentar emendas para modificar e melhorar o Projeto. Daniel Marques já adiantou entrará com emendas para tentar preservar o verde, mas a aprovação delas depende do voto dos colegas parlamentares.