Petrópolis acelera a limpeza

Servidores da Clin ajudam na limpeza de Petrópolis após as últimas chuvas que deixaram quase 200 mortos - Foto: Douglas Maccedo/Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As mortes em Petrópolis causadas pela chuva chegaram a 178. O número foi divulgado ontem (21) pela Defesa Civil do estado. O Corpo de Bombeiros trabalha direto no município desde a o dia 15, quando a cidade foi atingida por intenso temporal. Nos dias seguintes, a chuva não tem dado trégua, o que interrompe em vários momentos as operações de busca. O solo encharcado é um risco para novos desabamentos e deslizamentos. Até agora, 24 pessoas foram resgatadas com vida.

A Defesa Civil municipal voltou a acionar as sirenes em Petrópolis ontem. A medida foi tomada diante da previsão de chuva moderada a forte nas próximas horas. Dos 18 dispositivos localizados próximos a áreas de risco, 15 emitiram o alerta. Os moradores também receberam comunicado por mensagem de celular e por aplicativos.

Ontem foi o sétimo dia em que o município se manteve no Estágio Operacional de Crise, por causa dos acumulados pluviométricos. "A situação também leva em consideração o elevado número de ocorrências, mais de 1,2 mil até o momento, em função das chuvas", informou a Defesa Civil.

De acordo com a Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio, o número de desaparecidos caiu para 110, conforme os números divulgados às 14h30. Mais cedo, às 7h50, eram 126. O número de vítimas identificadas aumentou: eram 143 e nos números da tarde, 146.

Os corpos liberados e entregues à funerária passaram de 134 para 138. Os liberados à disposição da funerária, agora são quatro, aguardando as famílias para preenchimento de documento de óbito.

Aceleração nos trabalhos - O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, informou que o trabalho de limpeza da cidade começou a ser feito sem interrupções desde ontem (21). A meta é tornar o serviço mais rápido para que seja encerrado até sexta-feira. Explicou que a região do centro histórico da cidade já está mais limpa e o município começa a funcionar com a abertura de algumas lojas.

"Nós tomamos a decisão de também fazer limpeza agora diuturnamente. A gente vai trabalhar 24 horas. A partir de agora, [também] à noite para acelerar a limpeza. A gente trabalhará com máquinas e caminhões. Tenho certeza que, juntos, o governo do estado e a prefeitura municipal, a gente vai conseguir dar uma resposta mais rápida", afirmou.

"Nesta segunda-feira, as lojas do Centro Histórico de Petrópolis, [área] que já está bem mais limpa, também começaram a abrir. Um recomeço para os empresários afetados pelas chuvas", afirmou.

A prefeitura pediu à população que evite circular com veículos na parte central da chamada Cidade Imperial para não interferir na movimentação dos equipamentos usados na limpeza. A Companhia de Limpeza Urbana do Rio (Comlurb) enviou para Petrópolis uma força-tarefa com 250 garis que vão ajudar na limpeza das ruas mais atingidas, fazer remoção de árvores que estejam obstruindo as vias e recolher galhadas.

Além da Comlurb, a prefeitura do Rio apoia as ações de recuperação de Petrópolis com várias secretarias e órgãos. A Defesa Civil e a Guarda Municipal também enviaram servidores para a cidade. A Secretaria de Saúde forneceu máscaras e medicamentos para ajudar no atendimento às vítimas.

A prefeitura de Niterói também participa do mutirão de limpeza das ruas do Centro Histórico de Petrópolis.

"Cerca de 200 trabalhadores da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) atuaram na Rua do Imperador e vias próximas com caminhões-pipa com jato d'água, maquinário, equipamentos e ferramentas para limpar e desobstruir as ruas", anunciou a prefeitura.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, foi a Petrópolis e se reuniu com o prefeito Rubens Bomtempo.