Aposentados de volta à atividade

Alana Passos - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Agentes de segurança pública aposentados poderão voltar a atuar nas corporações. A Alerj derrubou, ontem, o veto do governo ao PL 1.205-A/2019, que institui a Contratação Especial Temporária de Voluntários Aposentados na área. O texto retorna ao governo e, caso não seja sancionado, a lei será promulgada pelo presidente, André Ceciliano (PT). De autoria dos deputados Alana Passos (PSL-foto), Martha Rocha (PDT) e Subtenente Bernardo (PTB), a proposta prevê que policiais civis, penais e militares e agentes socioeducativos aposentados possam voltar a trabalhar nos setores técnico-administrativos dos respectivos órgãos, desde que tenham menos de 70 anos de idade e a inatividade não tenha ocorrido de forma compulsória ou por invalidez.

"Os aposentados que têm o desejo de voltar à ativa são pessoas qualificadas, que já conhecem as corporações. A atuação deles no administrativo libera outros agentes para reforçar o efetivo nas ruas, suprindo o déficit existente", justificou Alana Passos.

Como o processo é por meio de seleção simples, não haveria a necessidade do concurso, o que diminui os custos, mas por outro lado, fecha portas para quem pretende ingressar na corporação.