Grupo fecha relatório do Santos Dumont

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após um mês de reuniões sobre a nova modelagem de concessão para o aeroporto Santos Dumont, o Grupo de Trabalho criado para avaliar os impactos da modelagem concluiu o relatório final, que retrata a atuação do grupo e as propostas. O Governo do Estado e os outros representantes do Rio de Janeiro conseguiram incluir no texto os pontos favoráveis ao Estado. A conclusão leva em conta a recente decisão do Governo Federal em licitar o Santos Dumont junto com o Galeão.

Ao todo, são 8 pontos que serão utilizados pelo Ministério de Infraestrutura na construção do edital.

- Nossa equipe técnica trabalhou incansavelmente com o grupo de trabalho para evitar que uma modelagem predatória do Santos Dumont pudesse prejudicar a recuperação do Galeão. O Rio hoje vive um novo momento. Organizamos as contas e retomamos o crescimento, a atração de empresas e investimentos. O nosso hub logístico tem papel fundamental nesse processo de retomada e essa é uma vitória importante para o nosso estado - disse o governador Cláudio Castro.

São correções importantes que podem garantir um equilíbrio entre o aeroportos, além de estimular o desenvolvimento econômico do sistema. Entre os pontos estão: limitar a capacidade de passageiros do Santos Dumont; garantir a participação dos representantes do Rio nos estudos para a elaboração da modelagem; garantir a coordenação de voos entre Galeão e Santos Dumont, observando limites operacionais e ambientais; e impedir a formação de monopólios envolvendo os principais hubs aeroportuários.