Projetos voltados para a mulher

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Antes da pausa de carnaval, a Câmara Municipal de Niterói aprovou dois projetos de lei voltados para as políticas públicas para mulheres e cultura. Os PL's nº 069/2021 e nº 251/2019 tratam, respectivamente, sobre o Programa de Incentivo à Contratação, por empresas e setor comerciário, de Mulheres em Situação de Violência Doméstica e sobre o Programa de Desenvolvimento do Movimento Cultural Hip Hop niteroiense, projeto Mel Gomes.

A matéria relacionada à empregabilidade tem como objetivo apoiar a autonomia financeira da mulher vítima de violência por meio de sua inserção no mercado de trabalho, possibilitando assim a oportunidade dela romper a dependência econômica com o seu agressor. O PL nº 069/2021 expõe prioridade para vítimas em situação de vulnerabilidade econômica.

"Esse projeto complementa as demais leis municipais que já existem de enfrentamento ao feminicídio e a violência contra as mulheres, é um desobramento também da nossa Lei já aprovada que instituiu o 'Selo Empresa Amiga da Mulher'. Agora nosso objetivo é construir um banco de oportunidades para que essas mulheres possam romper de vez com o ciclo da violência e da vulnerabilidade social," explicou a vereadora Walkíria Nictheroy, autora da matéria.

Já o projeto nº 251/2019, que visa implementar o Programa de Desenvolvimento do Movimento Cultural Hip Hop niteroiense, agora batizado como Mel Gomes, é de autoria da vereadora Verônica Lima e tem a coautoria da vereadora Walkíria Nictheroy. Esta matéria tem como um de seus alicerces assegurar, fomentar a cultura hip hop e a realização de suas
manifestações próprias, sem quaisquer regras discriminatórias.

O PL também exprime incentivo ao fomento e a produção artística de músicas, danças, livros, audiovisual, fotográfica, moda, entre outras, do movimento Hip Hop, para ajudar a promover o desenvolvimento socioeconômico e territorial na cidade.