Cônsul americana participa de roda de conversa em Niterói

Jacqueline Ward conversou com integrantes do Projeto Mulher Líder - Foto: Douglas Macedo/Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Integrantes do Projeto Mulher Líder, da Prefeitura de Niterói, receberam na última semana a visita da cônsul geral dos Estados Unidos, Jacqueline Ward. O projeto foi lançado em outubro após a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) ganhar o prêmio do edital do Consulado Americano - Federal Assistance 2021 de 19.655,18 mil dólares (cerca de R$ 109 mil). O Projeto Mulher Líder visa oferecer oportunidade de capacitação para 120 mulheres na área do empreendedorismo.

A secretária da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres, Fernanda Sixel, lembra que a Codim funciona há 19 anos tendo como principal bandeira o enfrentamento às violências contra as mulheres.

"Investir na capacitação das mulheres possibilita sua emancipação e autonomia financeira. Para além de receberem acolhimento e fortalecimento nos nossos equipamentos, estamos possibilitando portas de saída do ciclo da violência, renovando a esperança e a construção de uma nova trajetória em suas vidas", destacou Fernanda.

No dia do lançamento do projeto, a cônsul americana esteve na cerimônia e destacou que o projeto Mulher Líder se alinha aos temas prioritários da missão americana no Brasil, como o empoderamento feminino, inovação e ascensão social.

"Foi um prazer voltar a Niterói. Participei do lançamento do Projeto Mulher Líder há cinco meses, mas para mim é importante sempre escutar as histórias das participantes. Esse tema é prioridade no consulado e para mim também", disse Jacqueline Ward.

A metodologia do projeto atende a, pelo menos, quatro itens propostos no edital como Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos; Indústria, Inovação e Infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação; e Redução das Desigualdades.