Renan Otto/Divulgação

São Gonçalo investe em novos talentos no handebol

Por

Projeto da Faesg oferece núcleos para prática de esportes

São Gonçalo tem tradição de ser celeiro de atletas de handebol. Por muitos anos, o esporte teve uma grande representatividade nas principais competições do País e o legado dessa história tem tudo para ter continuidade. Novas turmas estão sendo formadas através do projeto São Gonçalo em Movimento, da Fundação de Artes, Lazer e Esportes (Faesg).

"Os alunos são estimulados a todo o momento. Estou sempre avaliando e explorando a força física de cada criança. Inicialmente, trabalho de forma lúdica, para um melhor entendimento dos alunos. Depois vou abordando, de forma gradativa, a parte específica de cada movimento", afirmou Anna Karolyne Barbeiro, professora do núcleo do Clube Embaixadores, no bairro Camarão, que atende a alunos a partir dos
5 anos.

O handebol é um esporte que exige muita agilidade e gera um melhor condicionamento físico. Por ser um esporte coletivo, também faz com que os praticantes desenvolvam um melhor convívio social. Na educação infantil, auxilia na coordenação motora e na agilidade do pensamento.

"Os benefícios do esporte são inúmeros para as crianças, como estímulo do raciocínio rápido, melhoria na coordenação motora e no senso espacial, além do entendimento da importância da coletividade, o famoso trabalho em equipe", disse a professora.

Alice, de 9 anos, teve o primeiro contato com o handebol através das aulas do projeto São Gonçalo em Movimento. Vanessa Carvalho, de 37 anos, mãe de Alice, observa que as aulas estão estimulando a curiosidade e a percepção de trabalho em equipe da menina.

O projeto São Gonçalo em Movimento oferece o handebol nos seguintes núcleos: Clube Embaixadores, na Rua Maria Fonseca, 60, Camarão, às segundas, quartas e sextas, de 9h às 10h e 13h30 às 15h; e Escola de Samba Unidos do Mutuapira, na Estrada da Covanca, 762, Mutuapira, às segundas e aos sábados, das 9h às 9h40, e às quartas, das 10h às 10h40.

  • Tags: