Douglas Macedo/Divulgação

Cônsul americana participa de roda de conversa em Niterói

Por Redação

Jacqueline Ward conversou com integrantes do Projeto Mulher Líder

Integrantes do Projeto Mulher Líder, da Prefeitura de Niterói, receberam na última semana a visita da cônsul geral dos Estados Unidos, Jacqueline Ward. O projeto foi lançado em outubro após a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) ganhar o prêmio do edital do Consulado Americano - Federal Assistance 2021 de 19.655,18 mil dólares (cerca de R$ 109 mil). O Projeto Mulher Líder visa oferecer oportunidade de capacitação para 120 mulheres na área do empreendedorismo.

A secretária da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres, Fernanda Sixel, lembra que a Codim funciona há 19 anos tendo como principal bandeira o enfrentamento às violências contra as mulheres.

"Investir na capacitação das mulheres possibilita sua emancipação e autonomia financeira. Para além de receberem acolhimento e fortalecimento nos nossos equipamentos, estamos possibilitando portas de saída do ciclo da violência, renovando a esperança e a construção de uma nova trajetória em suas vidas", destacou Fernanda.

No dia do lançamento do projeto, a cônsul americana esteve na cerimônia e destacou que o projeto Mulher Líder se alinha aos temas prioritários da missão americana no Brasil, como o empoderamento feminino, inovação e ascensão social.

"Foi um prazer voltar a Niterói. Participei do lançamento do Projeto Mulher Líder há cinco meses, mas para mim é importante sempre escutar as histórias das participantes. Esse tema é prioridade no consulado e para mim também", disse Jacqueline Ward.

A metodologia do projeto atende a, pelo menos, quatro itens propostos no edital como Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos; Indústria, Inovação e Infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação; e Redução das Desigualdades.