Preparação de terreno para obras

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após concentrar os esforços nos socorros às vítimas e na limpeza e desobstrução de vias, o Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura e Obras (Seinfra), realizou, nesta semana, as sondagens e topografia de sete pontos que receberão as primeiras obras emergenciais em Petrópolis. O governador Cláudio Castro já liberou R$ 150 milhões para as intervenções que estão em andamento nos bairros Valparaiso, Castelânea, Morin e Centro.

Na Avenida Washington Luiz, em Valparaíso, próximo da antiga fábrica de tecidos, haverá a reconstrução dos muros de contenção do Rio Quitandinha nos trechos que sofreram erosão nas margens, recuperação dos muros de pedra remanescentes, reconstrução da canalização e recomposição do pavimento e guarda-corpo entre as ruas Rocha Cardoso e Doutor Nelson Rocha de Sá Earp.

Já na Rua Teresa, as obras consistem na contenção, retaludamento e revegetação da encosta, além da recuperação da rede de drenagem. Os mesmos serviços serão realizados nas ruas 24 de Maio e Nova, no Centro. As rochas soltas serão removidas e será feita a fixação do maciço rochoso que ficou exposto, através de chumbamento e envelopamento com telas de aço.

Na Avenida Getúlio Vargas, esquina com Rua Lopes de Castro, serão feitas obras de contenção de encostas, a recuperação da cobertura vegetal do morro e drenagem das ruas. Já na Rua Conde D´Eu, no bairro Castelânea, serão feitas obras de contenção de encostas, retaludamento e revegetação da encosta, além da recuperação da rede de drenagem. Já na Rua Pedro Ivo, no bairro Morim, as intervenções têm como foco a recuperação da calçada e parte da via, que deslizou com o impacto das chuvas. Serão feitas obras de contenção de encostas, recuperação da encosta e recuperação da drenagem.