Niterói Solidária: doações para a cidade e Petrópolis prosseguem

O Clube Central, em Icaraí, é ponto de recebimento de doações para vítimas das chuvas de fevereiro em Petrópolis - Foto: Luciana Carneiro/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Há 10 meses, a Campanha Niterói Solidária vem arrecadando alimentos e produtos de higiene e limpeza para ajudar niteroienses que foram prejudicados em razão da pandemia do novo coronavírus. Neste período, quase 50 toneladas foram arrecadadas seja nos postos de vacinação ou nas salas culturais do município. Neste momento, as doações estão sendo direcionadas para a cidade de Petrópolis para socorrer as vítimas das chuvas. Em menos de 10 dias, a campanha arrecadou quase 20 toneladas de produtos entre água mineral e alimentos não-perecíveis.

A primeira dama do município, Christa Grael, destaca o espírito solidário do niteroiense que ajuda a campanha desde o início e que, neste momento, está contribuindo com as famílias da cidade serrana.

"Venho dizendo que desde o seu início, em abril de 2021, a campanha Niterói Solidária sintetiza bem o espírito generoso e consciente do povo niteroiense. Os moradores da nossa cidade sempre abraçam as causas de solidariedade com o próximo e, desta vez, não foi diferente. Agradeço do fundo do coração a todos os niteroienses que têm contribuído e a toda a equipe da Prefeitura que não tem medido esforços para viabilizar a campanha. Todos juntos, abraçamos essa causa. Já conseguimos enviar cerca de 10 toneladas de donativos, mas a demanda é muito grande. Vamos contribuir para que nossa ajuda alcance mais e mais famílias petropolitanas", disse Christa.

A campanha Niterói Solidária foi criada para ajudar famílias que não foram assistidas pelos programas da Prefeitura de Niterói e estão em situação de vulnerabilidade em razão da pandemia. Desde abril, qualquer pessoa pode comparecer a um dos postos de arrecadação e doar alimentos não perecíveis e produtos de limpeza e higiene. Durante os últimos meses, muitos alimentos e produtos de higiene foram entregues em diversas regiões da cidade por intermédio das instituições cadastradas por chamamento público.

A campanha tem caráter permanente e ajuda famílias que ainda sofrem os efeitos sociais da pandemia e retornou ontem (3) o recebimento das doações.

Postos de coleta - Fixos nos equipamentos culturais: Teatro Municipal, MAC, Sala Nelson Pereira dos Santos (Reserva Cultural) e Teatro Popular.

Campanha para Petrópolis: Caminho Niemeyer (Centro), Clube Central (Icaraí) e Shopping Itaipu Multicenter (Região Oceânica), de segunda a sexta, das 10h às 16h.

Neltur mobilizou funcionários - No apoio à cidade e as vítimas das enchentes participaram a Secretaria municipal de Conservação, Assistência Social, Defesa Civil e Proteção Animal. No mutirão de limpeza das ruas do centro histórico de Petrópolis a Clin teve uma atuação fundamental.

Além das secretarias municipais, a Niterói Empresa de Turismo e Eventos (Neltur) também mobilizou todos os seus funcionários na arrecadação de produtos de maior necessidade para os moradores de Petrópolis, como água potável (galões de até 20), material de higiene e limpeza, fraldas infantis e geriátricas, absorvente higiênicos e alimentos não-perecíveis.

A campanha solidária da Neltur foi monitorada pelo diretor de Administração, Marcos Matozo, que organizou uma equipe para levar o material coletado até a cidade de Petrópolis.

O trabalho feito pela Neltur foi destacado pelo presidente da Empresa, Paulo Novaes, como mais um gesto de solidariedade que se soma a grande ação liderada pelo prefeito Axel Grael na ajuda aos moradores de Petrópolis neste momento trágico das enchentes.

Novaes lembra que, além da sua tradição histórica e turística como Cidade Imperial, Petrópolis tem um laço muito forte com Niterói porque ambas cidades foram capitais do Estado do Rio de Janeiro.