Itaú: Procon Carioca quer explicações

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O Procon Carioca, vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania do Rio de Janeiro, notificou o Banco Itaú a prestar esclarecimentos sobre falhas no sistema. Ontem, instabilidade no sistema do Itaú ocasionou que clientes identificassem créditos e débitos repentinos em suas contas e, em seguida, a impossibilidade de acesso ao aplicativo do banco. Clientes do banco verificaram inconsistência em seus extratos na manhã ontem (3). Além de saques não identificados e entrada de dinheiro não especificado, houve relatos de valores de pagamentos feitos que retornaram às contas.

A informação teria sido obtida a partir de reclamações de consumidores na rede social Twitter, no qual, inclusive, o banco teria informado a respeito do problema por meio de sua conta oficial "Itaú #FeitoComVc (@itau)", nos seguintes termos: "Oi. A gente pede desculpas pela situação, mas estamos com uma intermitência e o time de sistemas já está trabalhando pra regularizar a consulta do extrato/saldo."

Considerando a essencialidade do serviço bancário, bem como o dever de continuidade na prestação do serviço, o Itaú terá cinco dias para apresentar esclarecimentos.

Dentre as questões que devem ser explicadas estão: o que causou a falha, qual a previsão de regularização, se os dados dos consumidores foram afetados, quais providências e procedimentos foram adotados pela empresa para com os consumidores que tiveram valores alterados de suas contas e quais medidas foram tomadas para reduzir eventuais danos experimentados pelos consumidores que foram impossibilitados de utilizar o serviço do Itaú.