Projeto de saúde de SG pode ser premiado

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Blitz da Saúde do Homem - projeto piloto desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo - está entre os dez finalistas do Prêmio APS Forte no SUS, que reconhece experiências inovadoras e exitosas na Atenção Primária à Saúde (APS). O concurso, que é realizado pelo Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), teve 204 inscritos na linha de cuidados do homem. Ao todo, foram 1.312 projetos inscritos em quatro diferentes categorias de cuidados com a saúde.

A Blitz do Homem foi colocada em prática em São Gonçalo em novembro de 2021 durante as atividades da campanha Novembro Azul. O projeto piloto, uma ação educativa, contou com vários serviços com a intenção principal de orientar e conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata e cuidados em geral da saúde do homem. Nas abordagens, os homens puderam fazer alguns exames na hora, como o que detecta o câncer de próstata (PSA, sigla em inglês de Prostate-Specific Antigens, que significa Antígeno Prostático Específico), e foram encaminhados para consultas com urologistas.

Nas ações, que aconteceram nos cinco distritos da cidade, os homens também fizeram o teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (Ists/Aids), aferiram pressão arterial e realizaram o teste de diabetes.

"Os homens que não tinham noção e estavam com infecção sexualmente transmissível, outros com hepatite b e c, muitos hipertensos e diabéticos. Todos foram encaminhados para consultas e tratamentos. Os resultados foram muito positivos, já que muitos não sabiam de suas doenças e nem onde procurar ajuda. Na ação, eles foram orientados", disse o enfermeiro William Coimbra, ao lado da coordenadora do Neps, Aline Serra; e da também enfermeira, Fernanda Azeredo.

A 3ª edição do APS Forte no SUS teve como tema principal "A integralidade no cuidado" e recebeu relatos de profissionais de saúde, gestores e representantes de projetos que fazem a diferença na Atenção Primária em 2021. Eles foram separados em quatro categorias. Cada categoria teve 10 selecionados na primeira fase. São Gonçalo ficou entre os dez da Linha da Saúde do Homem e é o único do Estado do Rio de Janeiro na categoria. O resultado da segunda etapa será divulgado no dia 10 de março, quando cinco projetos serão selecionados. Os cinco primeiros terão que seguir para o auditório da Opas em Brasília, no Distrito Federal, no dia 7 de abril, onde será conhecido o ganhador.

"Estamos muito confiantes com nossa ação, que pode ter como prêmio o trabalho publicado em um artigo científico indicado pela Opas e Ministério da Saúde e uma viagem internacional. O objetivo final é fazer com que essa blitz vire rotina, não só em São Gonçalo, mas que sirva de exemplo para outras cidades de todo o país reproduzirem", finalizou Aline Serra, idealizadora do projeto.